terça-feira, 1 de janeiro de 1985

A Origem do Tokusatsu.

Muitos fãs de tokusatsu se perguntam: “Como será que surgiu esse gênero?!”; “O que deu na cabeça dos japoneses pra criar um estilo de super-heroi tão diferenciado?!”; “Se eu escrevo Gavan, Gaban ou Gayaban?!”, etc. Eu sei, eu sei, são perguntas difíceis... Mas calma, tentarei acabar com a curiosidade de muitos, vamos por partes!

Bem, vamos voltar um pouco no tempo! Era 1945 (calma, isso não é aula de história), no final da Segunda Guerra Mundial. Com a vitória dos Aliados (os países que se opuseram às potências do eixo, liderados pela Alemanha de Hitler), houve a já conhecida expansão nacionalista iniciada pelos EUA. Com isso, a criação e divulgação de Heróis tomaram proporções gigantescas no país do Tio San, exaltando esse ideal ainda mais. Surgiram assim novos heróis, outros foram criados, outros resgatados, etc., em sua maioria exaltando a bandeira norte americana e o super patriotismo, mostrando pra todos que aquela era a “Nação da Liberdade”. Pois bem, acredita-se que no Japão houve um certo temor de que essa invasão de heróis ocidentais ganhasse força por lá, iniciando, assim, a criação de seus próprios “heróis”. Surgia então um novo gênero: os TOKUSATSUS, uma contração de Tokushu Kouka Satsuei, e basicamente significa séries com efeitos especiais.

Tudo começou na década de 50, com os longas-metragens do Godzilla (produzidos pela Toho) e do Super Giant (produzidos pela Shintoho Company), que fizeram um enorme sucesso na época. O primeiro super-heroi japonês da história (na TV) foi o Gekko Kamen (Máscara Luar), produzido pela Toei Company, que estreou no ano de 1958. Depois disso, na década de 60, ouve uma grande evolução tecnológica: o surgimento da TV a cores! Foi o grande “Boom” do gênero, onde várias produtoras criaram novos tokusatsus. E adivinhem quem veio com tudo nessa “onda”?! Sim ele mesmo: o ULTRAMAN! O herói que revolucionou completamente o gênero, desencadeando uma das maiores ondas produtivas, iniciando o grande sucesso dos chamados Kyodai Heroes (heróis gigantes), que invadiram a TV japonesa até meados dos anos 70.

Logo depois, lá por 1971, surgiu um herói que entraria para a história: o Kamen Rider. Inicialmente, o personagem era publicado apenas nos mangás Shotaro Ishinomori, mas a adaptação para a televisão não tardou, tornando-se um grande sucesso e dando origem a uma série de outros Rider’s. Este personagem também foi uma novidade, já que era diferente dos já costumeiros “Heróis Gigantes”. E pra finalizar, em 1975, estréia a série Himitsu Santai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger), uma nova geração, onde cinco guerreiros combatiam as forças do mal. Sim, era o gênero Super Sentai que dava as caras, um sucesso estrondoso que encanta fãs pelo mundo inteiro até hoje.



Kleber João Amorim (Change Pegasus)



Foto do Super Giant (clássica)




Foto do Gekko Kamen (Máscara Luar)




Nenhum comentário:

Postar um comentário