Muitos fãs de tokusatsu se perguntam: “Como será que surgiu esse gênero?!”; “O que deu na cabeça dos japoneses pra criar um estilo de super-heroi tão diferenciado?!”; “Se eu escrevo Gavan, Gaban ou Gayaban?!”, etc. Eu sei, eu sei, são perguntas difíceis... Mas calma, tentarei acabar com a curiosidade de muitos, vamos por partes!
Bem, vamos voltar um pouco no tempo! Era 1945 (calma, isso não é aula de
história), no final da Segunda Guerra Mundial. Com a vitória dos Aliados (os países que se opuseram às potências do eixo, liderados pela Alemanha de Hitler), houve a já conhecida expansão nacionalista iniciada pelos EUA. Com isso, a criação e divulgação de Heróis tomaram proporções gigantescas no país do Tio San, exaltando esse ideal ainda mais. Surgiram assim novos heróis, outros foram criados, outros resgatados, etc., em sua maioria exaltando a bandeira norte americana e o super patriotismo, mostrando pra todos que aquela era a “Nação da Liberdade”. Pois bem, acredita-se que no Japão houve um certo temor de que essa invasão de heróis ocidentais ganhasse força por lá, iniciando, assim, a criação de seus próprios “heróis”. Surgia então um novo gênero: os TOKUSATSUS, uma contração de Tokushu Kouka Satsuei, e basicamente significa séries com efeitos especiais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9LLzkxJ-JeADQtvfw-GDSqnC9X_vMSPAasXfM2FTPD5gqb73zFmG7gIEMJMTavtrxlStYaYMOvSMLwpYEqn5Jql9LkZWW9kH9U3R6pNB-2V21avQg02ybZjTI4IHyq-tDTBwYjXvij9Ry/s320/godzilla_ghidorah.jpg)
Tudo começou na década de 50, com os longas-metragens do Godzilla (produzidos pela Toho) e do Super Giant (produzidos pela Shintoho Company), que fizeram um enorme sucesso na época. O primeiro super-heroi
japonês da história (na TV) foi o Gekko Kamen (Máscara Luar), produzido pela Toei Company, que estreou no ano de 1958. Depois disso, na década de 60, ouve uma grande evolução tecnológica: o surgimento da TV a cores! Foi o grande “Boom” do gênero, onde várias produtoras criaram novos tokusatsus. E adivinhem quem veio com tudo nessa “onda”?! Sim ele mesmo: o ULTRAMAN! O herói que revolucionou completamente o gênero, desencadeando uma das maiores ondas produtivas, iniciando o grande sucesso dos chamados Kyodai Heroes (heróis gigantes), que invadiram a TV japonesa até meados dos anos 70.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBgvAOT_35dCddYy1wBTDZcjrCvXLAmdia85xLzvv9IxEy8a2tdZxS4NPF3WI9t9CTTJ0O_r5SKUnfV9THYZWwhwQCjtejGESnoiXEAvp6JPiBUsDIkO-qOEN9rNlraBi9W-irve-mUyk8/s320/kamen_rider_1_2.jpg)
Logo depois, lá por 1971, surgiu um herói que entraria para a história: o Kamen Rider. Inicialmente, o personagem era publicado apenas nos mangás Shotaro Ishinomori, mas a adaptação para a televisão não tardou, tornando-se um grande sucesso e dando origem a uma série de outros Rider’s. Este personagem também foi uma novidade, já que era diferente dos já costumeiros “Heróis Gigantes”. E pra finalizar, em 1975, estréia a série Himitsu Santai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger), uma nova geração, onde cinco guerreiros combatiam as forças do mal. Sim, era o gênero Super Sentai que dava as caras, um sucesso estrondoso que encanta fãs pelo mundo inteiro até hoje.
Kleber João Amorim (Change Pegasus)
Kleber João Amorim (Change Pegasus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário